





Afinal, qual a grande diferença? O que é esperado e será provavelmente passageiro vs quando se torna patológico e necessita de atenção profissional?
- Os Baby Blues são um sintoma comum no pós-parto imediato. Não são uma perturbação mental, não te incapacitam e desaparecem ao fim de 2 semanas.
- O que os causa? Que tal: mudança extrema e rápida nos níveis hormonais, falta de sono, adaptação a todo uma nova rotina, perda de identidade? Sim, e muito mais..!
- O que podes fazer para ultrapassar melhor esta fase? Lembrando que é uma fase normal, acionando a rede de apoio, limitando visitas e obrigações, promovendo o auto-cuidado.
- E se não passar? Ao final de duas semanas, caso os sintomas persistam e/ou piorem, podemos estar perante um cenário de Depressão Pós-Parto (Nota: algo na imagem que diga “alerta!”)
- Se te sentes com tristeza profunda, incapacidade ou desinteresse em tomar conta do bebé, mudanças bruscas de humor, fadiga, insónias, desconexão e afastamento – procura ajuda profissional
Guarda e partilha – informação é poder e rede de apoio faz toda a diferença ❤️
#saudemental #saudementalperinatal #posparto #puerperio #babyblues #depressaoposparto #psicología #psicologiaperinatal
Deixe uma Resposta